———————————————————————————————————————————————————————————————-
Aqui você encontrará artigos da Regina Leite Garcia publicados em periódicos nacionais e internacionais.
A CHEGADA DE UMA ESTRANHA NO MUNDO DO ENSINO DA LÍNGUA. GARCIA, Regina Leite. Niterói.UFF. Mimeo. s/d.
—————————————————————————————————
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA VIVENCIA DE UM PROCESSO. GARCIA, Regina Leite e ALVES, Nilda. Texto escrito para apresentação no GT Curriculo da ANPEd, no XV Encontro Anual da Associação, Caxambu, 13-17 de setembro de 1992.
—————————————————————————————————
A CONTRIBUIÇÃO DE VICTOR VALLA AO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR. . GARCIA, Regina Leite. (Org.).
—————————————————————————————————
A CONTRIBUIÇÃO LATINO-AMERICANA PARA AS PESQUISAS E PRATICAS INTERCULTURAIS. GARCIA, Regina Leite e FLEURI, Reinaldo. Saberes Cotidianos em Diálogo.
—————————————————————————————————
A DIFÍCIL ARTE/CIÊNCIA DE PESQUISAR COM O COTIDIANO. GARCIA, Regina Leite. Método, métodos e contramétodo.
—————————————————————————————————
A EDUCAÇÃO DEVE DESNUDAR O QUE TENTAM ESCONDER OS QUE DETÊM O PODER.GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 128, Ano 12, Novembro 2003, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIRADA DO SÉCULO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
A EDUCAÇÃO NUMA PLATAFORMA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 64, Ano 7- Janeiro 1998, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
A FALA DOS EXCLUÍDOS. GARCIA, Regina Leite e VALIA, Victor V. Cadernos Cedes nº 38.
—————————————————————————————————
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS – REFLEXÕES SOBRE A PRATICA. GARCIA, Regina Leite. In: A formação de professoras alfabetizadoras – reflexões sobre a prática. São Paulo. Cortez, 2015, 6ª ed.
—————————————————————————————————
A IDEIA DE UM LIVRO DE ENTREVISTAS. GARCIA, Regina Leite e LINHARES, Célia. Regina Leite Garcia e Célia Linhares, Dilemas de um final de século: o que pensam os intelectuais. Cortez, 1996
—————————————————————————————————
A INVENÇÃO DA ESCOLA A CADA DIA. GARCIA, Regina Leite e ALVES, Nilda. Niterói. Mimeo. s/d.
—————————————————————————————————
A NECESSIDADE DA ORIENTAÇÃO COLETIVA NOS ESTUDOS SOBRE COTIDIANO: DUAS EXPERIÊNCIAS. GARCIA, Regina Leite e ALVES, Nilda. In: Lucídio Bianchetti; Ana Maria Netto Machado. (Org.). A Bússola do Escrever – desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ªed. Florianópolis/ São Paulo: Editora da UFSC/ Cortez Editora, 2012, p. 264-303.
—————————————————————————————————
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
A PROFESSORA INVESTIGADORA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. GARCIA, Regina Leite. Anais do IV ENDIPE – Conferências, Mesas Redondas e Simpósios. Águas de Lindóia – SP, 1998.
—————————————————————————————————
A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE PESQUISA PEDAGÓGICA – REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. GARCIA, Regina Leite. Trabalho apresentado no II Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua Portuguesa, 1997
—————————————————————————————————
AFINAL, ONDE ESTÁ A ESCOLA? GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, n.º 18, Ano 11, Maio 2002, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
ALFABETIZAÇÃO - ALFABETIZAÇÕES - ANALFABETISMO. GARCIA, Regina Leite. In: Cotidiano Diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. v. 1. p. 149-161.
—————————————————————————————————
ALFABETIZAÇÃO RESPONSABILIDADE DE TODOS. GARCIA, Regina Leite. In: Revista Andes, 1989.
—————————————————————————————————
ALFABETIZAÇÃO, VALORES E CULTURA – NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA.GARCIA, Regina Leite. Trabalho apresentado na Cumbre Internacional Educacional – painel Educacion Valores y Cultura, em 12 de fevereiro de 1997 – Cidade do México/México.
—————————————————————————————————
APRESENTAÇÃO - AVENTURAS DE EDUCADORES E EDUCADORAS NO AMAZONAS. LINHARES, Célia e GARCIA, Regina Leite. Cotidiano e Formação e Professores.
—————————————————————————————————
APRESENTAÇÃO. GARCIA, Regina Leite (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares.
—————————————————————————————————
AVALIAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO FRACASSO/SUCESSO ESCOLAR. GARCIA, Regina Leite. Capítulo de Livro. In: Maria Teresa Esteban. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6 ª ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008, v. 1, p. 25-42.
—————————————————————————————————
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO. GARCIA, Regina Leite. In: Revista Educação & Sociedade, nº 28, Dez/1993.
—————————————————————————————————
CARTA ÀS MULHERES PORTUGUESAS DE UMA MULHER BRASILEIRA. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação N.º 117, Ano 11, Novembro 2002, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
CARTAS LONDRINAS. INTRODUÇÃO. GARCIA, Regina Leite. In: Cartas Londrinas e de outros lugares sobre o lugar da educação. Relume Dumará,1995.
—————————————————————————————————
COMEÇANDO UMA CONVERSA SOBRE CURRÍCULO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
COMO A VIDA ME FEZ PROFESSORA. GARCIA, Regina Leite. In: Tempos de Escola – Memórias. Org: Beatriz T. Daudt Fischer. Vol. 1. ed. Brasília; São Leopoldo: Liber Livro; Oikos Editora, 2011.
—————————————————————————————————
CONSTRUINDO UMA NOVA ESCOLA COM OS ESPECIALISTAS. GARCIA, Regina Leite. Revista Faculdade de Educação, UFF, Niterói, 14 (1 e 2), p.19-35, jan/jun e jul/dez, 1987.
—————————————————————————————————
CONTRIBUIÇÃO LATINO-AMERICANA PARA AS PESQUISAS E PRÁTICAS INTERCULTURAIS. FLEURI, Reinaldo Matias e GARCIA, Regina Leite. VI Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. Texto subsídio para o debate realizado na mesa-redonda “Desafios da Educação etno-raciais: Interculturalidade e descolonização”. agosto de 2012, UFF – Niterói. A versão francesa (tradução de Cristiana Valente) deste artigo foi publicada no livro COSTA-FERNANDEZ, Elaine; LESCARRET, Odette (orgs.). De la diversité linguistique aux pratiques interculturelles. Paris: Harmattan, 2012. (Collection Espaces Interculturels).
—————————————————————————————————
CONVERSA COM CORINTA GERALDI E REGINA LEITE GARCIA. O currículo no cotidiano escolar. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. In: Revista Currículo sem Fronteiras, v.7, n.2, pp.112-130, Jul/Dez 2007.
—————————————————————————————————
CONVERSA SOBRE PESQUISA. GARCIA, Regina Leite e ALVES, Nilda. In: Professora Pesquisadora: uma práxis em construção. Org. Maria Teresa Esteban e Edwiges Zaccur. Rio de Janeiro: DP&A ,2002.
—————————————————————————————————
CONVERSANDO SOBRE O LUGAR DA ESCOLA. GARCIA, Regina Leite, SAMPAIO, C. D. S. S. (Org.); TAVARES, M. T. G. (Org.). Conversas sobre o lugar da escola. Prefácio. 1ª. ed. Rio de Janeiro: H.P Comunicação Editora, 2006. 117p.
—————————————————————————————————
CONVERSAS COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: OUTRA FORMA DE PRATICAR A FORMAÇÃO DOCENTE. GARCIA, Regina Leite; ESTEBAN, Maria Teresa. PÉREZ, Carmen Lúcia; SAMPAIO, Carmen Sanches. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.
—————————————————————————————————
CORPO POLISSÊMICO: A TRAJETÓRIA E OS ATOS DE CURRÍCULOS DE UMA PROFESSORA QUE TRANSITA NA INTELIGIBILIDADE SOCIAL DE GÊNERO. GARCIA, Regina Leite e CAETANO, Marcio. In: Revista de Estudo e Pesquisa. Educação. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, jul./dez. 2010.
—————————————————————————————————
CRISE DA RAZÃO E DA POLITICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. APRESENTAÇÃO. GARCIA, Regina Leite e LINHARES, Célia. Simpósio Internacional Crise da razão e da política na formação docente. Niterói: UFF, 2001.
—————————————————————————————————
CURRÍCULO E SABER ELABORADO: AINDA ESSA IDEIA? GARCIA, Regina Leite e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. In: Revista Temas de Educação. UFPB, 1992.
—————————————————————————————————
CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO E MULTICULTURALISMO. GARCIA, Regina Leite. In: Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Tomaz Tadeu da Silva; Antonio Flávio Moreira. (Orgs.). 5ªed.Petropolis/RJ: Vozes, 2004.
—————————————————————————————————
DISCUTINDO A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL – A REORIENTAÇÃO CURRICULAR. GARCIA, Regina Leite. Texto apresentado no painel “Discutindo a escola pública de educação infantil: o movimento de reorientação curricular”. EME/SP – 6, CBE – setembro de 1991.
—————————————————————————————————
DO BAÚ DA MEMÓRIA: HISTÓRIAS DE PROFESSORA. GARCIA, Regina Leite. In: O sentido da escola. Ed. Mazza.
—————————————————————————————————
DOMINÂNCIA DA ESCRITA – LIVRO. DOMINÂNCIA DA TELA – IMAGEM. E A ESCOLA O QUE FAZ COM ISTO? GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
ESCOLA NOSSA DE CADA DIA REINVENTADA. ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 94, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
ESTA PERSONAGEM, NILDA ALVES. UMA CONVERSA COM REGINA LEITE GARCIA. PÉREZ, C. L. V. e ZACCUR, Edwiges. Revista Teias. v. 13, n. 29, 105-116, n. especial, 2012.
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS – REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA COLETIVA. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
IMPASSE NA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA II. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 65, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
JOSE – DE DIA ALUNO DA ESCOLA, A NOITE MENINO DE RUA. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
LA UNIVERSIDAD Y LO EDUCATIVO: POLÍTICAS, PEDAGOGIAS Y EVALUACION. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
LEITURA FORA DE MODA? UM PROJECTO EDUCACIONAL EMANCIPATÓRIO PARA A AMÉRICA LATINA. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 66, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
MEU AMIGO JOSÉ PAULO SERRALHEIRO. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 186, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
MINHAS IMPRESSÕES. GARCIA, Regina Leite. Seminário de Redes cotidianas de conhecimento e tecnologia.
—————————————————————————————————
NEOLIBERALISMO E A PRODUÇÃO DO ANALFABETISMO. GARCIA, Regina Leite. Conversas com as Professoras. Centro de estudos sociais aplicados – Faculdade de educação – UFF, abril/1996.
—————————————————————————————————
NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 111, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
NOVOS OLHARES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
O AFETO ENTRA MAIS UMA VEZ NA ESCOLA... DESTA VEZ POR OUTRAS PORTAS. GARCIA, Regina Leite. Os desafios da educação. Proposta n.83 dez/mar. Rio de Janeiro: Fase, 1999.
—————————————————————————————————
O MUNDO FANTÁSTICO DO CONHECIMENTO. GARCIA, Regina Leite. Presença Pedagógica, V. 3, n. 16, jul/ago, 1997. Entrevista concedida a Magda Soares.
—————————————————————————————————
O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE E SUA REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. GARCIA, Regina Leite. In: Revista Movimento, n.2, setembro de 2000.
—————————————————————————————————
O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO COLETIVA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS. GARCIA, Regina Leite. Alfabetização: reflexões sobre saberes. Ed. Cortez.
—————————————————————————————————
O TEATRO NA EDUCAÇÃO DAS CLASSES POPULARES. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 127, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
OBSERVANDO OS JARDINS NO CHÃO DE ESCOLAS. LINHARES, Celia e GARCIA, Regina Leite. Simpósio Internacional Crise Da Razão E Crise Da Política Na Formação Docente.
—————————————————————————————————
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. INTRODUÇÃO GARCIA, Regina Leite. X Congresso Brasileiro de Orientação Educacional. Rio de Janeiro, jul, 1988.
—————————————————————————————————
PARA QUEM INVESTIGAMOS – PARA QUEM ESCREVEMOS: REFLEXÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PESQUISADOR. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
PONTO DE PARTIDA: A REALIDADE COMO DESAFIO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
POSTAL DE PORTO ALEGRE. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 120, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
POSTAL DO RIO DE JANEIRO. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 109, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
POSTAL SERGIPE. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 109, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
PROFESSORAS DO BRASIL – ALGOZES OU VÍTIMAS? GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
REDISCUTINDO O PAPEL DOS DIFERENTES PROFISSIONAIS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. Supervisão Educacional para uma escola de qualidade.
—————————————————————————————————
REFLEXÕES SOBRE O GT EDUCAÇÃO POPULAR. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
REGINA LEITE GARCIA POR ELA MESMA: NARRATIVAS QUE PRODUZEM REDES DE APRENDIZAGENS, AFETOS E SENSIBILIDADES. SOARES, Conceição e ALVES, Nilda. Revista Momento, v. 25 ,n. 1, 342 p. 331-343, jan./jun. 2016.
—————————————————————————————————
RELENDO UMA HISTÓRIA MAL CONTADA – SUAS REPERCUSSÕES NO CURRÍCULO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
SABER/SABERES - A DUVIDA COMO MÉTODO. GARCIA, Regina Leite. A criança e o saber.
—————————————————————————————————
SER MODERNO É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO. GARCIA, Regina Leite.
—————————————————————————————————
SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS - QUESTÕES CURRICULARES. GARCIA, Regina Leite e ALVES, Nilda. Temas de Pedagogia. Ed. Cortez.
—————————————————————————————————
TENTANDO COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO COTIDIANO. GARCIA, Regina Leite. Método: Pesquisa com o Cotidiano. Ed. DP&A.
—————————————————————————————————
UM BOM SISTEMA EDUCATIVO ESTÁ DEPENDENTE DE UM CONJUNTO DE FACTORES MULTIFACETADOS - CONVERSA COM TERO AUTIO. GARCIA, Regina Leite. In: Jornal A Página da Educação, N.º 158, Porto/Portugal.
—————————————————————————————————
UM CURRÍCULO A FAVOR DAS CLASSES POPULARES. GARCIA, Regina Leite. Caderno Cedes, n. 13.
—————————————————————————————————
UMA INFINIDADE DE MUNDOS POSSÍVEIS – FRAGMENTOS DE UM DISCURSO EM CONSTRUÇÃO. ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. XX Reunião Anual da ANPEd. Texto encomendado pelo GT Currículo para discussão sobre os novos paradigmas e o campo de Currículo. Caxambu, set/97.