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O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização das crianças das classes populares é uma das atividades Laboratório GRUPALFA.
Considerando uma tradição construída no grupo, a cada nova turma, alterna-se a coordenação do curso, mantendo, porém, as linhas gerais construídas coletivamente pelo GRUPALFA.
Essa primeira vertente da nossa proposta é respaldada pelas ações de ensino pesquisa e extensão desenvolvidas pelo GRUPALFA que há mais de 25 anos vem investigando política e epistemologicamente a questão da alfabetização, para além do mero enfoque na questão dos métodos, nos empenhamos em pesquisar processos como atesta uma significativa produção acadêmica, resultado da articulação das ações de ensino-pesquisa-extensão realizadas pelo GRUPALFA, visando a contribuir para a superação dos altos índices de fracasso escolar das crianças das classes populares.
Elegemos a prática alfabetizadora como tema de reflexão, de modo a problematizar os processos de aprendizagem e ensino, a par do como, por que e para que(m) alfabetizamos. Nossa proposta mantém a ênfase na alfabetização emancipatória, em que os sujeitos das classes populares sejam reconhecidos com seus saberes, suas lógicas, seus valores e suas práticas culturais. Reafirma também a alfabetização para além da mera aquisição do código escrito, buscando a efetiva apropriação da linguagem escrita em diálogo com outras linguagens e radicalizando o sentido de ler e escrever o mundo.
Uma terceira vertente dessa proposta aponta para a possibilidade de realizar mensalmente aulas abertas, tendo em vista ampliar o auditório sempre interessado em problematizar a alfabetização, historicamente alvo de inúmeras políticas públicas que, no entanto, não conseguem sequer a universalização da aquisição do código e muito menos a apropriação da linguagem escrita.
Uma quarta vertente dessa proposta é a abertura à construção com os alunos de novas ações que interessem especialmente ao grupo, compreendendo que nos propomos o fazer-com freireano peculiar a educação emancipatória que vem orientando nossas práticas desde a primeira edição do curso.